Atv. 4.2 Tecnologias Digitais
Pesquisei no Portal do Professor uma aula com o tema “Parlendas, trava-línguas e adivinhas” UCA.
Achei muito interessante esta aula principalmente para os alunos que ainda estão em fase de alfabetização, pois propicia os mesmos a leitura de forma prazerosa ajudando-os na memorização e ainda a desinibir os alunos mais tímidos, dando oportunidades para que possam fazer a leitura oral para classe e sentir que são capazes.
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Ativ 4.3 Mídia-educação no contexto escolar
Faz-se necessário refletir sobre as mídias na educação, pois a tecnologia está presente na sociedade e sendo usada intensamente. Diante desse contexto os desafios para a escola é grande. No entanto como educadores precisamos nos apropriar de forma crítica e criativa, pois muitos alunos tem mais conhecimentos técnicos do que muitos professores e isso pode ser aproveitado como recurso, porém o professor deve ser mediador para que os mesmos possam fazer uso dos conhecimento tecnológicos de forma crítica e consciente e assim os conteúdos de sala de aula poderá ser estudados de forma prazerosa e motivadora.
Raquel e Vilma
ProUCA – Projeto Um Computador por Aluno Projeto Piloto – Fase II UCA – RO / UNICAMP
Refletindo sobre a tecnologia na educação
A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Do ponto de vista da sociedade há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender e assim crescendo o fracasso escolar.
Nunca houve tantas pessoas aprendendo muitas coisas ao mesmo tempo, cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais, mas com o objetivo de aprender, pois estamos vivendo uma nova cultura de aprendizagem.
Este novo jeito de ensinar e aprender é muito desafiador, no entanto tem o intuito de formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática que sejam flexível eficaz e autótomo, capaz de enfrentar novas e previsíveis demandas de aprendizagens.
Para que esse novo conceito de aprendizagem aconteça requer mudanças nas formas de ensinar. Nesse sentido deve-se valorizar a importância dos processos de aquisição de conhecimentos.
Ativ. 3.2 Diagnóstico - Contextualizando a mudança.
Analisando os comentários dos colegas e as experiências de sala aula vejo que há uma grande necessidade dos professores desenvolver nos alunos o diálogo. Saber ouvir, dar suas opiniões respeitar as opiniões dos colegas e argumentar. Diante de todos essas situações o professor deve ser o mediador sempre conscientizando o aluno de seus direitos e deveres.
Estou a cada dia procurando aprimorar esta prática com meus alunos, pois
trabalhando desta forma eles sentem liberdade para questionar dar suas opiniões de forma que possam concordar , discordar e resolver determinadas situações com consciência da responsabilidades.
Tecnologia na educação
Com o avanço das ciências e tecnologias, surge cada vez mais a necessidades do educador inovar suas práticas; cada dia, novos desafios vão surgindo e com isso a necessidades de novos conhecimentos.Devemos estar prontos a aprender a aprender e sempre refletindo sobre a própria prática, buscando meios para que a aprendizagem seja um processo de construção de conhecimento.Faz-se necessário orientar o educando a ser capaz de utilizar suas experiências de vida na atribuição de conhecimentos. Na atualidade as mídias fazem parte da vida das pessoas e do contexto escolar, sendo excelente instrumento de trabalho para o ensino-aprendizagem, porém o professor deve orientar o educando aprender utilizar as informações convertendo-as em algo que irão ajudar na vida pessoal e na sociedade.
Com o avanço das ciências e tecnologias, surge cada vez mais a necessidades do educador inovar suas práticas; cada dia, novos desafios vão surgindo e com isso a necessidades de novos conhecimentos.
Devemos estar prontos a aprender a aprender e sempre refletindo sobre a própria prática, buscando meios para que a aprendizagem seja um processo de construção de conhecimento.
Faz-se necessário orientar o educando a ser capaz de utilizar suas experiências de vida na atribuição de conhecimentos. Na atualidade as mídias fazem parte da vida das pessoas e do contexto escolar, sendo excelente instrumento de trabalho para o ensino-aprendizagem, porém o professor deve orientar o educando aprender utilizar as informações convertendo-as em algo que irão ajudar na vida pessoal e na sociedade.
Ativ 3.4 Registro do desenvolvimento do projeto.
Concluímos que, apesar de surgir algumas dificuldades, os alunos do 2º ano saíram-se muito bem. Uma das dificuldades encontrada foi a internet muito lenta, mas porém o trabalho foi realizado.
No primeiro momento os alunos ficaram agitados, mas aos poucos foram empolgando-se e concentrando na leitura.
Percebe-se que com a tecnologia a criança sente-se prazer, maior interesse e entusiasmo pelo aprendizado.
Raquel e Vilma
Contextualizando a mudança.
Ativ 3. 1
Contextualizando a mudança.
Eu sempre procuro desenvolver a prática, e também deixar que o aluno se sinta a vontade para dizer o que sente, gosto de ouvir suas idéias, dúvidas, curiosidades, faço com que o aluno descubra suas respostas, mas nem sempre consigo fazer o que é necessário para um diálogo.
Ao ouvir o que ele tem a dizer do seu cotidiano, dependendo do assunto, aproveito para trabalhar em sala, fazendo pesquisa, e discutindo o tema, deixando o aluno expressar seu pensamento. Hipertexto
Quando li a palavra hipertexto não tinha idéia do que era, pesquisando sobre o assunto pude entender que hipertexto é um texto dentro de outros textos, dentro desses outros textos ainda outros ou informações através de link e assim por diante. São formas de se expandir informações, onde o leitor navega, constrói suas informações e volta para o texto principal. São agregados recursos, através de som, imagem, vídeos, animação etc. tornando assim a pesquisa mais prazerosa.
ProUCA – Projeto Um Computador por Aluno Projeto Piloto – Fase II UCA – RO / UNICAMP
E. M. E. F. Prof. Irineu Antônio Dresch /2011
Planejamento de atividade de sala de aula com o laptop Data: 28 /06/11
Professora: Vilma Martinelli de Jesus e Raquel Feliciano.
Ano/Turma: 5º ano A
Tema/Conteúdo a ser abordado: A importância dos recursos naturais.
Duração (minutos): 1:45 minutos
Objetivos: Conhecer um pouco da importância dos recursos naturais.
Encaminhamento Metodológico:
O que o professor faz? Professora: pesquisa links que fala sobre os recursos naturais como: agricultura, pecuária, caça, pesca e mineração.
O que o aluno faz? Aluno: Faz a pesquisa, resume a parte principal do texto que leu.
Recurso(s) utilizado(s):Do laptop e outros. Laptop, caderno, lápis e borracha.
Avaliação da produção dos alunos:De que forma os alunos serão avaliados.
Observar: participação, e o que cada aluno aprendeu, fazendo seu comentário para a classe.
Providencias ou Encaminhamento para a realização da atividade. Pesquisa e leitura do tema abordado, planejamento.
Registro digital: Multimídia ( pesquisa realizada pelos alunos do quinto ano)
O termo extrativismo em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, ou seja, de origem mineral (exploração de minerais) animal (carne, óleos) ou vegetal (mandioca, folhas, frutos...). Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, ou seja, estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral é a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria praticada através dos tempos por todas as sociedades.
A História da Pesca Desde que há memória, a pesca sempre fez parte das culturas humanas, não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades, e como objeto artístico. A Bíblia tem várias referências à pesca e o peixe, tornou-se um símbolo dos cristãos desde os primeiros tempos. Uma das atividades com uma história mais longa é o comércio de bacalhau seco entre o norte e o sul da Europa, que começou no tempo dos vikings há mais de 1000 anos. Segundo os pescadores a Lua exerce influência na pesca, assim podemos classificar as fases da Lua da seguinte forma: lua cheia – ótima para pesca; lua minguante – boa para pesca; lua nova – ótima para pesca e lua crescente – regular para pesca.Importância econômica Apesar de ser um alimento de excepcional valor nutritivo, nem sempre o pescado recebe valor proporcional no mercado. O Brasil, com 5 kg de consumo per capita, não tem valores condizentes com o de um país de sete mil e quinhentos quilômetros de costa e imensas bacias hidrográficas. Para efeito comparativo, o índice anual do Senegal é de 37 kg, o do Canadá de 16 kg e o do Japão de 65 kg.A MineraçãoMineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água.[1][2] A mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos., Outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos todos os dias. Pode-se, sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização atual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer se percebe.A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se, sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (sobretudo os negativos) e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.Por último, não nos podemos esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.
O termo extrativismo em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, ou seja, de origem mineral (exploração de minerais) animal (carne, óleos) ou vegetal (mandioca, folhas, frutos...). Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais, ou seja, estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral é a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria praticada através dos tempos por todas as sociedades.
A História da Pesca
Desde que há memória, a pesca sempre fez parte das culturas humanas, não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades, e como objeto artístico. A Bíblia tem várias referências à pesca e o peixe, tornou-se um símbolo dos cristãos desde os primeiros tempos. Uma das atividades com uma história mais longa é o comércio de bacalhau seco entre o norte e o sul da Europa, que começou no tempo dos vikings há mais de 1000 anos.
Segundo os pescadores a Lua exerce influência na pesca, assim podemos classificar as fases da Lua da seguinte forma: lua cheia – ótima para pesca; lua minguante – boa para pesca; lua nova – ótima para pesca e lua crescente – regular para pesca.
Importância econômica
Apesar de ser um alimento de excepcional valor nutritivo, nem sempre o pescado recebe valor proporcional no mercado. O Brasil, com 5 kg de consumo per capita, não tem valores condizentes com o de um país de sete mil e quinhentos quilômetros de costa e imensas bacias hidrográficas. Para efeito comparativo, o índice anual do Senegal é de 37 kg, o do Canadá de 16 kg e o do Japão de 65 kg.
A Mineração
Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água.[1][2] A mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos., Outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos todos os dias. Pode-se, sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização atual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer se percebe.
A imagem um tanto negativa desta atividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se, sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (sobretudo os negativos) e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.
Por último, não nos podemos esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.